Referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia

Informa-se que neste momento ainda não há consequências práticas do resultado do referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia. O processo de saída deverá ser gradualmente negociado e haverá um período de pelo menos dois anos até os procedimentos de separação estarem concluídos.

Por precaução, sugere-se que obtenha o cartão de residente permanente no Reino Unido, caso seja aqui residente há mais de 5 anos. No caso de ainda não ser residente há 5 anos, pode solicitar um cartão de residente que poderá tornar-se permanente quando perfizer 5 anos.

Pode consultar as informações sobre esse documento no seguinte link: https://www.gov.uk/apply-for-a-uk-residence-card/permanent-residence-card

 

Estágio na EFSA - Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos [UE]

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) convida à apresentação de candidaturas para a realização de um estágio remunerado.

O candidato deve ser nacional de um Estado-membro, do EEE ou de um país candidato, possuir pelo menos 3 anos de estudos universitários, ter bons conhecimentos de inglês (B2) e de outra língua oficial da UE.

O estagiário pode selecionar até 2 áreas diferentes de interesse relacionadas com os seus estudos: alimentação/segurança alimentar, avaliação de risco ambiental, toxicologia, saúde animal, gestão e análise de dados, cooperação científica, recrutamento e seleção, assuntos jurídicos, serviços, etc.
Os estagiários recebem uma bolsa mensal de € 1.115 EUR, atualizada todos os anos.

Autor: União Europeia - Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos

Área(s) do conhecimento: Não identificado

Local de afetação: Parma, Itália

Nível académico: Licenciatura

Vigência: Até 2016-07-31

Saber mais: http://careers.efsa.europa.eu/youngprofessionals/jobs/efsa-traineeships-call-2016-18

 

Engineers Mobility Days

“O evento “Engineers Mobility Days” tem este ano a sua 4ª edição em Almada – Monte de Caparica, nos próximos dias 20 e 21 de maio.
Uma iniciativa promovida desde 2012 pelo IEFP / EURES Portugal, que é este ano realizada em estreita colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a sua Associação de Estudantes, e que visa promover a mobilidade dos profissionais de engenharia, tecnologias de informação e ciência / I&D, proporcionando-lhes oportunidades de informação, aconselhamento e contacto / entrevistas de recrutamento com cerca de 20 empregadores, conselheiros EURES provenientes de 14 países (presencialmente e/ou “online”).

Podem ainda acompanhar desenvolvimentos no evento através das redes sociais, seguindo a página do EURES Portugal no Facebook: www.facebook.com/eures.pt.

Para além do programa de informação e aconselhamento e da participação de conselheiros EURES de 14 países (incluindo Portugal), estarão presentes, nos dias 20 e 21 de maio, pelo menos 20 empresas a recrutar, ou presencialmente na FCT (11 empresas até ao momento) ou “online” (restantes), sobretudo com necessidades nas seguintes áreas de especialidade:
· Engenharia Informática, em particular programação, desenvolvimento web, análise e arquitectura de sistemas, redes;
· Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica / Telecomunicações, Automação, Instrumentação, Energia;
· Engenharia de Produção / Industrial / de Processos;
· Engenharia Mecânica;
· Gestão de Projetos;
· Gestão de Qualidade;
mas também com outras oportunidades nas áreas de Engenharia Aeronáutica, Automóvel, Biotecnologia – e, dentro da Engenharia Civil / Mecânica, especializações em Estruturas e Hidráulica.

Contamos igualmente com a presença de vários pontos de informação relacionados com oportunidades de mobilidade nestas áreas, para além da Ordem dos Engenheiros:
· Centro de Informação Europeia Jacques Delors, responsável pelo portal Carreiras Internacionais;
· Rede EURAXESS, mobilidade de investigadores na Europa;
· Centro Nacional Europass;
· Contact Singapore, organização representante do governo e de empregadores deste país;
· Região transfronteiriça do Oresund (entre Dinamarca e Suécia), com projetos de recrutamento nas áreas das TICs e das Ciências da Vida.

Estão divulgadas na plataforma do evento (www.engineersmobilitydays.eu), até ao momento, perto de 200 oportunidades de emprego (número que aumentará, espera-se que significativamente, até à data do evento), às quais os candidatos se podem e devem candidatar previamente (de acordo com o seu perfil) – tendo a possibilidade, em caso de pré-seleção pelos empregadores participantes, de marcação de uma ou mais entrevistas durante o evento (no local ou “online”, através da plataforma / de “Live Chat”).

Países confirmados: Alemanha, Bélgica (regiões de Flandres e Valónia), Dinamarca, Espanha*, Finlândia, Holanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal, Reino Unido*, República Checa e Suécia

* apenas “online”

O evento terá a transmissão “online”, em direto, de toda a sua programação – disponibilizando-se igualmente um canal de informação e aconselhamento personalizados, ao longo dos 2 dias, via “Live Chat”, assegurado por conselheiros EURES dos vários países, e onde marcarão presença igualmente alguns empregadores.


MUITO IMPORTANTE: para poder aceder e candidatar-se às ofertas em divulgação e, eventualmente, ser selecionad@ para entrevistas, @ candidat@ tem de inscrever-se na plataforma do evento, www.engineersmobilitydays.eu. Neste “website”, e também na monofolha que anexamos, os participantes encontrarão igualmente um conjunto de dicas sobre como se devem preparar para uma participação bem sucedida.

A SEAT vai recrutar 100 engenheiros este ano

A SEAT vai recrutar 100 engenheiros este ano. Os novos colaboradores vão reforçar a equipa do centro técnico e fazer parte de projetos em desenvolvimento da SEAT e do Grupo Volkswagen.
A admissão de novos funcionários representa um aumento de cerca de 10% da força de trabalho do Centro Técnico SEAT (CTS), atualmente constituído por 900 pessoas e que vai atingir os 1.000 colaboradores altamente qualificados este ano, em que celebra o 40.º aniversário.
Os 100 engenheiros vão reforçar os projetos que em curso no CTS, especialmente nas áreas da eletrónica, carroçaria e de motores SEAT e do Grupo Volkswagen. Aos candidatos serão exigidas elevadas qualificações em todas as especialidades, bem como excelente domínio de inglês e alemão.
O CTS é o único centro de design e de desenvolvimento automóvel no sudoeste europeu. As instalações, situadas na área da fábrica de Martorell (Barcelona), funcionam como um pólo de inovação.
O processo de seleção vai ter início nos próximos dias e os candidatos admitidos vão ingressar na empresa no decurso dos próximos seis meses, até Outubro de 2015.

 Inscreva-se na nossa Newsletter: